Enviando dinheiro para o exterior


Enviar dinheiro para o exterior já foi sinônimo de muita burocracia e dor de cabeça. A boa notícia é que, atualmente, esse processo está muito mais simples, rápido e econômico, tudo isso graças às plataformas online de envio de dinheiro.

Uma dessas plataformas é a TransferWise. Essa ferramenta possibilita que seus usuários transfiram dinheiro para o exterior. Por ter contas bancárias em países diferentes, a TransferWise apresenta taxas muito mais baixas do que as instituições financeiras convencionais.

Como surgiu a TransferWise?

A TransferWise foi criada por dois amigos, Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann, que estavam cansados de perder tempo e dinheiro enquanto tentavam administrar suas contas bancárias, uma em Euros e outra em Libras Esterlinas.

Taavet trabalhava para o Skype na Estônia, sendo pago em euros. Entretanto, ele morava em Londres. Enquanto Kristo trabalhava em Londres, mas tinha que pagar sua hipoteca em euros na Estônia. Eles criaram um esquema simples. A cada mês, verificavam a taxa média do mercado daquele dia para encontrar uma taxa de câmbio justa.

Kristo depositou libras na conta bancária de Taavet no Reino Unido e Taavet cobriu a conta de euro de seu amigo com euros. Ambos obtiveram a moeda de que precisavam e nenhum pagou um centavo em taxas bancárias ocultas.

O objetivo da empresa é permitir o envio de moeda para o exterior utilizando a cotação de câmbio do dia, sem a cobrança de taxas escondidas. Assim, cada transferência realizada pela TransferWise acaba saindo em torno de 8 vezes mais em conta do que os métodos tradicionais de envio.

Como funciona a TransferWise?

A TransferWise tem contas bancárias abertas em diversos países do mundo. Assim, é possível utilizar diferentes moedas por meio dessa plataforma.

Vamos dizer que você precise transferir um determinado valor de Reais para Euros. Ao utilizar a TransferWise, será gerado um boleto na moeda brasileira, e o dinheiro cobrado fica armazenado na conta da TransferWise no Brasil. Logo depois, a conta europeia da TransferWise envia o valor em Euros correspondente, usando a taxa de mercado da data de envio, para a conta do destinatário cadastrado.

Dessa forma, o dinheiro nunca sai de fato do país de origem ou entra no país de destino, evitando as taxas normalmente cobradas no processo. Ou seja, esse é um modo completamente diferente de lidar com as transferências internacionais.

Como fazer a sua transferência

O primeiro passo é criar a sua conta no portal da TransferWise.

Para realizar a sua transferência, clique em “Enviar dinheiro”, digite o valor que deseja enviar e informe a moeda. Depois, clique em “continuar”. Feito isso, você será informado sobre o valor da taxa de serviço e também o câmbio que será cobrado naquele dia.

Em seguida, preencha os dados da pessoa que vai receber o dinheiro. As informações necessárias incluem:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Telefone;
  • RG ou número do passaporte;
  • Dados bancários. Atenção: para a Europa, será necessário o IBAN da conta;
  • Caso o destinatário do seu envio esteja no Brasil, você vai precisar informar o número do CPF da pessoa;
  • E-mail.

Feito isso, você só precisa confirmar os dados. Em seguida terá a opção de gerar um boleto ou fazer uma transferência (TED). Quando a TransferWise sinalizar seu pagamento, usará a conta no exterior para transferir o valor que foi combinado para a conta de destino.

Preços da TransferWise

De acordo com a TransferWise, existem três fatores que podem interferir no preço da sua transação. São eles:

  1. A moeda de destino: moedas diferentes têm cotações e regulamentações diferentes. Por isso, o preço praticado será diferente na maioria dos casos. Para evitar surpresas, você tem acesso ao preço total da transação desde o começo;
  2. IOF: o IOF é um imposto federal. Se você pretende enviar dinheiro para conta de mesma titularidade, a alíquota é 1,1% do valor total. Entretanto, se você enviar para conta de outra pessoa, a porcentagem cai para 0,38%. A TransferWise inclui o valor do IOF no total calculado desde o início da operação;
  3. A forma de pagamento: ao optar por emitir um TED, você consequentemente vai arcar com essa despesa de acordo com as tarifas praticadas pelo seu banco

Quanto custa uma transferência pela TransferWise?

Como mencionamos, as plataformas online de envio de dinheiro são muito mais econômicas do que utilizar os bancos tradicionais. Assim, as taxas cobradas pela TransferWise são:

  1. 2,5% no caso de transferências do Brasil para o exterior, com IOF incluso;
  2. 1,5% em transferências do exterior para uma conta no Brasi, incluindo IOF.

Quanto tempo leva para transferir com a TransferWise?

Isso depende do tipo de moeda utilizada na sua transação. Por exemplo, ao realizar transferências para rotas populares, como dólar, euro ou libras, a transação geralmente é finalizada em 1 ou 2 dias úteis após o pagamento do boleto ou TED.

Entretanto, se a moeda de destino não for tão comum assim, pode ser que a transação demore um pouco mais para ser efetivada, algo em torno de três ou quatro dias úteis.

Outro detalhe importante é o horário de realização da sua transferência. Caso ela seja realizada durante o funcionamento dos bancos, o dinheiro deve cair mais rápido na conta. Caso contrário, é necessário aguardar até o próximo dia útil.

Existe um limite de envio?

A TransferWise conta com dois limites para envios de remessas saindo do Brasil. Eles são:

Você pode enviar até R$ 9.000 por mês pela TransferWise;

Se você enviar mais de R$ 50.000 por ano do Brasil, a empresa vai solicitar alguns documentos extras, como cópia do RG, comprovante de residência e declaração de imposto de renda.

É possível enviar dinheiro para empresas?

Não. Até o momento, as transferências podem ser realizadas apenas entre pessoas físicas.

Isso significa que, se em qualquer um dos lados de uma transação de ou para o Brasil houver uma pessoa jurídica ou se o motivo da transferência estiver relacionado com pagamento de serviço ou atividade comercial, a transferência internacional não será efetivada.

Em quais países a TransferWise opera?

Além do Brasil, a TransferWise está presente em mais de 1300 rotas de envio e recebimento de dinheiro no exterior.

Alguns exemplos de moedas aceitas pela empresa incluem Dólar americano, Euro, Real, Dólar canadense, Dólar australiano, Peso argentino, Coroa Tcheca, entre outras.

É preciso declarar imposto de renda?

Depende. Segundo o Banco Central brasileiro e a Receita Federal, se a remessa internacional tiver como finalidade declarada a cobertura de despesas educacionais, por exemplo: intercâmbio ou comparecimento em congressos, seminários e palestras, não é necessário declarar a transferência no Imposto de Renda. Porém, se a finalidade da transferência é a manutenção do residente no exterior, será realizada a tributação de 6% do total enviado.

Vantagens

As vantagens de realizar transferências online pela TransferWise incluem:

  • Custo-benefício: a TransferWise é uma das maneiras mais econômicas de se enviar dinheiro para o exterior. Isso se deve também ao fato de a empresa utilizar o câmbio oficial na conversão do dinheiro, e você paga apenas uma pequena comissão pela transferência.
  • Em vez de realizar uma transferência internacional, o sistema usa duas operações locais — uma no país de origem, outra no país de destino. Isso torna as transferências mais econômicas.
  • Transparência: não há valores embutidos nas transações. Assim, o valor que você vê na simulação que faz no site é o mesmo que pagará no final da transação, sem surpresas desagradáveis.
  • Segurança: por ser legalizada em todos os países onde opera, é seguro utilizar a TransferWise para fazer remessas internacionais. Outra vantagem é não precisar circular com dinheiro em espécie, o que diminui a possibilidade de roubos ou furtos.
  • Comodidade: você não precisa sair de casa para realizar a transferência, já que todo o processo é feito online.
  • Você pode ter conta bancária em qualquer banco para usar a TransferWise.
  • Por ter mais de 1300 rotas de envio de moeda, você pode enviar dinheiro para diversos países do mundo.
  • As operações também podem ser realizadas por meio de um aplicativo para celular.
  • Caso tenha algum problema com a sua transação, é possível entrar em contato com o suporte em português por e-mail ou telefone. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 6h às 20h.

Desvantagens

  • Não é possível realizar transferências utilizando dinheiro em espécie, já que o sistema opera apenas com transferências entre contas bancárias.
  • A ausência de agências físicas. Como toda a transação é feita online por meio do seu banco e do banco de destino, não há necessidade de ter lojas físicas.
  • Você só pode realizar transferências de pessoa física para outra pessoa física. Até o momento, não é possível realizar transferências para empresas.

Algo deu errado, como proceder?

A utilização da plataforma é muito simples, sendo que a própria interface guia o usuário para que consiga fazer sua transferência internacional sem dificuldades. Para quem tem dúvidas pontuais, existe uma seção de perguntas frequentes em português do Brasil.

Caso a sua dúvida não esteja listada entre as perguntas frequentes ou se algum problema acontecer durante a sua transação, é possível entrar em contato com a equipe de atendimento da TransferWise tanto por e-mail quanto por telefone. A boa notícia é que eles oferecem atendimento em português.