James Joyce: famoso escritor irlandês ganha aplicativo com interatividade


Um novo aplicativo de James Joyce permitirá que os usuários sigam seus passos em Dublin, bem como os de seus famosos personagens literários.

O aplicativo James Joyce, chamado Joyce’s Dublin, é o único aplicativo dedicado a explorar a conexão entre James Joyce e a cidade que ele chamou de lar.

O aplicativo permite filtrar por capítulo ou tema, para que você possa acompanhar o que está acontecendo em Ulisses ou criar seu próprio passeio a pé pelos bares e casas associadas a Joyce.

O escritor morou em 20 locais nos lados norte e sul da cidade e alguns dos locais menos conhecidos incluídos no aplicativo são os seguintes:

  • 1 Merrion Square é a antiga casa de infância de Oscar Wilde. Foi também onde Joyce esperou encontrar Nora no primeiro encontro, em 14 de junho de 1904. No entanto, ela deu o fora nele. Ele escreveu para ela reorganizar o encontro no dia 16 de junho. Essa seria a data que ele comemorou em Ulisses.
    A Pennys Henry Street é o local do Volta Cinema, que Joyce montou o primeiro cinema dedicado na Irlanda em 1909, depois de ver como era popular em Trieste.
  • The Academy, Pearse Street, foi onde Joyce dividiu um palco com o lendário John McCormack para o Feis Coel de 1904. Sua esposa Nora nunca leu seus livros e sempre pensou que ele deveria ter sido cantor.
  • James Joyce Center exibe a porta da famosa rua 7 Eccles (onde Leopold Bloom começa e termina sua caminhada em Ulysses), emprestada pela gigante britânica de varejo Marks & Spencers. Quando a casa estava sendo demolida para dar lugar ao Hospital Particular de Mater, ela foi resgatada por Patrick Kavanagh, Brian O’Nolan (Flann O’Brien) e o proprietário do pub Bailey. Foi através da compra deste pub pela Marks & Spencers para desenvolver sua loja na rua Grafton que eles acabaram possuindo esse artefato cultural irlandês.

Como o lockdown continua a diminuir, o aplicativo parece ser o companheiro perfeito para um passeio cultural na cidade. Joyce’s Dublin já está disponível gratuitamente no Android e iOS.