Onde Comer?


Embora a mais alta concentração de restaurantes de primeira linha esteja nas principais cidades da Irlanda, uma culinária igualmente boa existe em localidades remotas. Comida apetitosa e simples é oferecida em restaurantes no estilo caseiro, a preços moderadose na Irlanda toda. Almoços em pubs são umas das ofertas mais baratas para os viajantes e servem generosas porções de saladas frescas e carne de primeira qualidade. O prato principal do dia tem preço muito razoável. Refeições ligeiras, comida feita em bar e lanches para viagem são amplamente encontrados.

Alimentação Irlandesa

Os irlandeses começam o dia com um farto café da manhã: bacon, salsicha, morcela, ovos, tomate, feijão e pão de centeio.
No almoço é muito comum os irlandeses comerem apenas uma salada, sopa ou até mesmo um lanche deixando assim o jantar como a refeição principal. Vestígios dos antigos padrões alimentares permanecem nos fartos pratos ainda servidos nos pubs.

Dicas para comer fora

Comer fora ficará consideravelmente mais barato se você fizer do almoço a principal refeição do dia. Em muito restaurantes de primeira linha o cardápio do almoço e do jantar, a preço fixo, não varia muito, mas o almoço costuma ser quase a metade do preço, os famosos “Early Bird”.
Em geral, o almoço é servido entre 12h e 14h30 e o jantar entre 18h30 e 22h, embora muitos restaurantes regionais e do centro da cidade fiquem abertos até mais tarde, sobretudo na região do Temple Bar.

Refeições Sofisticadas

A cozinha irlandesa até alguns anos atrás, não era muito conhecido e até considerada “sem graça” isso devido à um cardápio baseado em batata que foi o único alimento que dava para ser cultivado devido ao clima extramente rigoroso que afetou a Irlanda entre os anos de 1845 – 1850 (A Grande Fome), mas esse é um assunto que merece um post exclusivo!
Com o alto número de imigrantes e expatriados, recentemente o país se tornou referência em gastronomia com restaurantes considerados entre os melhores da Europa e chefs formados em instituições nacionais e europeias. A escolha é ampla: cozinha irlandesa, francesa, chinesa, indonésia, russa, japonesa, entre outras com estilos que vão do tradicional e do regional à nouvelle cuisine.

Comida de pub

Os pubs da Irlanda entraram no ramo da comida com espírito competidor e passaram a não somente oferecer cerveja, mas também refeições ligeiras típicas de boteco (sopa, sanduíches, porções). Oferecidas do meio-dia até a tarde, saladas e pratos quentes são servidos das 12h às 14h30. Com preços modestos, os pratos quentes constam de muita verdura fresca, batatas em várias versões (frita, assada, cozida ou purê) e boas porções de carne, frango ou peixe. As massas também tomaram seu lugar no cardápio e é muito comum encontrar opções de espaguetes, lasanha e uma outra opção são as quiches.

Fish and Chips e outras comidinhas

Os irlandeses, do camponês ao parlamentar, amam seu fish and chips (peixa frito com batata frita), imortalizado no romance O Furgão, de Rodddy Doyle. Qualquer ida a um pub terminará com uma esticada ao local que vende um bom fish and chips. Entre os fast-foods há nomes internacionais como, McDonald’s e KFC, além de uma enorme variedade de outros estabelecimentos que servem burgers, kebabs, pizzas e massas.

Piqueniques  

A irlanda é um ótimo lugar para piqueniques. Queijos de fazenda e saborosos tomates não podem faltar em sua cesta, além da toalha xadrez, é claro! Lojinhas oferecem sanduíches feitos com ingredientes locais. O extenso litoral é repleto de praias arenosas e de mais de 400 bosques, alguns com mesas; as belas vistas são um prazer a mais nos piqueniques realizados em motanhas, e muitos lugares farão você mudar seu trajeto e descobrir lugares ainda mais encantadores. Sem falar nos inúmeros parques e praças no centro de Dublin.

Recomendações?

Com tantas variedades e sabores fica até difícil recomendar um restaurante específico mas algumas regiões são famosas por sua concentração de bons e badalados restaurantes, como Temple Bar, South Willian Street, Ranelagh, Grand Canal Dock, Capel Street, Dundrum entre outras.

Chapter One

O sofisticado Chapter One é reconhecido como um dos melhores restaurantes em Dublin. Além do cardápio internacional, oferece também produtos regionais, como o chouriço de Cork. Um diferencial desse local é a existência de muitos livros espalhados pelo edifício que, aliás, já foi a casa de James Jameson, produtor do mais famosos uísque irlandês. Está localizado na Parnell Square.

 

Flanagans

O Flanagans é um autêntico pub e restaurante irlandês. Aliás, os pubs costumam servir comida também. Principalmente Fish & Chips. No caso do Flanagans, trata-se de um restaurante que oferece comida local a um preço mais barato. Está localizado no centrão de Dublin, na O’Connell Street, próximo a O’Connell Bridge, em Dublin 1.

 

Leo Burdock

O Leo Burdock não é efetivamente um restaurante. É um local especializado em servir Fish & Chips, e tudo o que acompanha fritas, na Irlanda. Várias celebridades irlandesas costumam frequentar algumas de suas lojas espalhadas por Dublin. Pode-se também fazer um pedido para levar, o “take away”. A dica é comer seus delícias em um parque.

Se você quiser experimentar um clássico Fish & Chips pela área turística de Dublin, há uma loja na Crown Alley, no Temple Bar, em Dublin 2. E outra na Werburgh Street, na Christchurch, em Dublin 8.

Patrick Guilbaud Restaurant

O Patrick Guilbaud Restaurant é muito elogiado pelo sabor do tempero da sua comida. Trata-se de um restaurante francês que oferece uma bela carta de vinhos. O ravioli de lagosta e o cordeiro de Wicklow são as dicas. O restaurante possui um terraço aquecido ao lado da sala de jantar principal. Está localizado na Upper Merrion Street, em Dublin 2.

The Vintage Kitchen

O The Vintage Kitchen precisa de reserva antecipada. Sua comida é muito elogiada, apesar do restaurante ser pequeno. O preço é considerado acessível pela ótima qualidade dos seus pratos. Está situado no coração de Dublin, entre o rio Liffey e a Trinity College, na Poolbeg Street, em Dublin 2.

Sentiu saudades da comida brasileira? Não se preocupe! Existem vários restaurantes brasileiros que servem nosso arroz e feijão e até mesmo nossa tão amada feijoada. Vários mercadinhos brasileiros estão também espalhados pela cidade 🙂

Deu fome? Se não deu agora, vai dar em Dublin. Aquele friozinho comum e típico da terra dos leprechauns pedirá uma boa refeição durante sua estadia lá.