Irlanda proíbe o uso de canudos plásticos


A Irlanda está proibindo plásticos de uso único, incluindo canudos, cotonetes e talheres. O Ministro do Meio Ambiente anunciou um novo plano para reduzir a quantidade de lixo enviado para aterro.
Além da proibição de plásticos de uso único, a estratégia também cobrará uma taxa sobre embalagens de alimentos não recicláveis ​​e outros invólucros.
No início deste ano, o Conselho Europeu aprovou uma sugestão da UE para começar a eliminar gradualmente os plásticos de uso único. Em março, o Parlamento Europeu votou pela proibição de seu uso em todos os estados membros da UE até 2021.
Mindy O’Brien, da Voice Ireland, congratulou-se com a decisão. Ela disse que “a reciclagem é boa, mas temos que ver como impedimos a criação desse lixo em primeiro lugar”.
A Inglaterra anunciou que proibirá canudos de plástico, misturadores e cotonetes a partir de abril próximo. O secretário do Meio Ambiente da Grã-Bretanha, Michael Gove, insiste que eles estão tomando medidas. Ele disse que quer garantir que “pisemos mais levemente neste planeta”. A proibição da UE de plásticos descartáveis ​​até 2021 proibirá os dez itens mais frequentemente encontrados poluindo as praias europeias.