Lidando com a saudade de casa


Quando você pensa em estudar no exterior, pensa nisso como algo emocionante ao entrar em um novo capítulo em sua vida. Isso é verdade até que a saudade de casa aconteça. É muito comum, então não se preocupe se sentir saudades de casa às vezes. Neste post iremos passar algumas valiosas dicas!

O que você pode fazer para combater a saudade de casa?

Se mantenha positivo!

Tente se concentrar nas coisas positivas, onde quer que esteja. Lembre-se de que você está aqui apenas por um curto período de tempo, seja três meses ou um ano, e sempre há uma chance de você voltar para casa. Todo mundo diz isso, mas é verdade; o tempo passa tão rapidamente que você nem percebe. Pense no motivo pelo qual você veio aqui: estudar, se divertir e experimentar coisas novas. Mantenha-se positivo e, da próxima vez em que estiver em casa, aproveite o dobro do tempo.

 

Não passe muito tempo no seu quarto – saia e explore!

Seu quarto pode parecer um lugar seguro para você, mas permanecer nele por muito tempo pode realmente piorar a saudade de casa. Você passará mais tempo pensando nas coisas que mais sente falta em casa. Em vez de ficar na cama o dia todo, saia e explore. Explore a nova cidade em que você está; dê um passeio na cidade, dê uma olhada ao redor, experimente novas cozinhas. Mantenha-se ocupado, seja encontrando um novo emprego ou realizando tarefas em um café. Essas coisas podem ajudar a tirar sua mente da falta de casa.

 

Mantenha contato, mas não muito!

Mantenha contato com sua família e amigos em casa de vez em quando; isso pode ajudar você a se sentir em casa com eles e a se sentir mais conectado. No entanto, muito tempo gasto conversando com eles pode fazer com que você sinta ainda mais sua falta em casa. Lembre-se de que sua família e amigos em casa esperam que você volte, portanto, gaste seu tempo explorando sua nova cidade, pois isso fará você se sentir melhor.

 

Escreva seus sentimentos

Se você é do tipo de pessoa que gosta de escrever seus sentimentos e emoções isso pode ajudar muito. Anotar todas as suas emoções, seja em um diário ou até mesmo digitando no telefone. Você pode escrever sobre o que você mais sente falta em casa e, depois, escrever sobre o que você é  grato nesta nova cidade em que vive. Se você não é o tipo de pessoa que anota seus sentimentos, talvez tente comunicar com os outros sobre isso; também pode ajudar!

 

Faça novos amigos

Estudar no exterior é uma oportunidade para você fazer novos amigos de todo o mundo. Essas pessoas são de países diferentes, mas elas vêm para esta cidade e têm o mesmo objetivo que você. Eles também provavelmente estão sentindo saudades de casa como você, então por que não conversar com eles e aproveitar o tempo que passam juntos? Essa é uma ótima maneira de ajudá-lo a lidar com a saudades de casa.