20 Fatos interessantes sobre a Irlanda


Neste blog post iremos mostrar que há muito mais na Irlanda do que águas selvagens e montanhas altas.

A ilha tem uma reputação rica em história, tradição, literatura e música, sem mencionar seu povo carismático e amigável.

FATOS INTERESSANTES SOBRE A IRLANDA:

  1. A Irlanda é conhecida como Ilha Esmeralda por causa de suas colinas verdejantes e vales verdes. Pensa-se que o poeta William Drennan seja o primeiro a usar a frase impressa, em seu poema When Erin First Rose.
    (Fonte: Library Ireland)
  2. Durante a década de 1840, a colheita básica da Irlanda – a batata – falhou, levando à Grande Fome. Estima-se que milhões de pessoas morreram de fome e doenças entre 1846 e 1851 e dois milhões emigraram entre 1845 e 1855.
    (Fonte: BBC)
  3. A fome foi exacerbada pelas ações (e inações) do governo britânico na época, levando alguns a sugerir que a fome era essencialmente uma forma de genocídio exigido aos irlandeses.
    (Fonte: Irish Independent)
  4. A Irlanda e o Reino Unido compartilham uma história quadriculada. Em 1801, a Grã-Bretanha anexou o Reino da Irlanda sob o Ato de União; em 1921, o Tratado Anglo-Irlandês estabeleceu o Estado Livre Irlandês, um domínio independente da coroa britânica dividida da Irlanda do Norte; e em 1949, a República da Irlanda tornou-se totalmente independente do Reino Unido.
    (Fonte: BBC)
  5. A Irlanda tem sido usada como local para vários filmes famosos, incluindo Guerra nas Estrelas, A Princesa Noiva, Coração Valente e Harry Potter.
    (Fonte: Irish Independent)
  1. Desde a fundação do Estado Livre Irlandês em 1922, a harpa irlandesa tem sido o emblema oficial da Irlanda, não o trevo mais comumente usado.
    (Fonte: Irish Times)
  2. Com 22 letras, acredita-se que a cidade de Muckanaghederdauhaulia seja o maior nome de local de uma palavra da Irlanda. O nome deriva de “Muiceanach idir Dhá Sháilemeaning”, que significa ‘pântano de porco entre duas águas salgadas’.
    (Fonte: Irish Independent)
  3. Um dos fatos mais conhecidos sobre a Irlanda é que Dublin abriga a mundialmente famosa Guinness Brewery. Em 1759, Arthur Guinness assinou um contrato de arrendamento de 9.000 anos para a terra.
    (Fonte: Visit Dublin)
  4. O Guinness World Records, um livro de referência publicado anualmente listando recordes mundiais, surgiu em 1954 quando o diretor-gerente da Guinness participou de uma festa de tiro e discutiu com outros concorrentes sobre o pássaro mais rápido da Europa, e não conseguiu encontrar uma resposta em qualquer livro de referência disponível.
    (Fonte: Guinness World Records)
  5. O Reeks de MacGillycuddy é a cordilheira mais alta da Irlanda, lar de Carrauntoohil, que a 1.038m (3.406 pés) é a montanha mais alta da Irlanda.
    (Fonte: CIA World Fact Book)
  6. A Irlanda tem uma população de pouco mais de cinco milhões, dos quais mais de três quartos (78,3%) são católicos romanos.
    (Fonte: CIA World Fact Book)
  7. Um dos fatos mais curiosos sobre a Irlanda ocorre na cidade de Killorglin, no distrito de Reeks. Aqui, um festival conhecido como Puck Fair vê uma cabra coroada como King Puck por três dias. A rainha de Puck, tradicionalmente uma jovem estudante local, coroa a cabra.
    (Fonte: Puck Fair)
  8. Os Leprechauns (duendes) se originam no folclore irlandês como uma fada na forma de um velhinho, muitas vezes com um chapéu armado e avental de couro. A palavra deriva da palavra irlandesa antiga luchorpan, que significa “pequeno corpo”.
    (Fonte: Britannica)
  9. A língua ancestral do povo irlandês é o gaélico irlandês. No entanto, o censo de 2011 constatou que 82.600 pessoas na Irlanda falam irlandês fora da escola (onde é uma matéria obrigatória). O censo também informou que 119.526 falam polonês, o que significa irlandês agora é a terceira língua mais falada na Irlanda, depois do inglês e do polonês.
    (Fonte: Irish Census 2011)
  10. O esporte mais popular na Irlanda é o futebol gaélico, seguido pelo Hurling. Ambos os esportes são nativos da Irlanda. Coletivamente – junto com o handebol gaélico, os rounders e outros – os esportes são conhecidos como jogos gaélicos, sob a égide da Associação Atlética Gaélica.
    (Fonte: Irish Times)
  11. Em 2017, Leo Varadkar se tornou o primeiro ministro da Irlanda. Nascido em 1979, ele é o primeiro ministro mais jovem da Irlanda, o primeiro líder abertamente gay do país e o primeiro da herança indiana.
    (Fonte: BBC)
  12. O Halloween é derivado do festival irlandês de Samhain. No final do verão, os celtas acreditavam que o abismo entre nosso mundo e o mundo de fantasmas e espíritos diminuía, permitindo que seres malévolos vagassem pela Terra. Os imigrantes irlandeses nos EUA aumentaram a popularidade do Halloween no século XIX.
    (Fonte: BBC)
  13. Sobrenomes irlandeses começando com O ‘significam’ descendente de ’em gaélico irlandês. Hoje, existem quatro nomes O ‘nos 10 principais sobrenomes irlandeses mais comuns (O’Brien, O’Sullivan, O’Connor, O’Neill).
    (Fonte: Irish Times)
  14. A Irlanda é o sexto maior consumidor de cerveja per capita do mundo, depois da República Tcheca, Namíbia, Áustria, Alemanha e Polônia.
    (Fonte: The Telegraph)
  15. A Irlanda venceu o Concurso Eurovision Song mais do que qualquer outro país – um recorde sete vezes (1970, 1980, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1996). Foi também o primeiro país a vencer o concurso três vezes seguidas.
    (Fonte: Eurovision Song Contest)