Países mais pacíficos do mundo – 2020


Os países mais pacíficos do mundo foram atualizados para 2020. Leia nossas idéias do estudo e navegue nas classificações abaixo

O mundo se tornou um pouco mais pacífico pela primeira vez em cinco anos, de acordo com o último relatório do Global Peace Index (GPI).

No entanto, nos últimos 10 anos, o mundo se tornou menos pacífico em geral, com o nível médio de paz global se deteriorando em 3,78%.

O relatório GPI é a única medida estatística de seu tipo e torna possível classificar 163 estados independentes com base em quão pacíficos eles são. Os 163 estados cobrem mais de 99,7% da população do mundo e são avaliados usando 23 indicadores, cada um com faixas ou normalizados em uma escala de 1 a 5.

O índice, produzido pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), mede a paz global usando três grandes temas: o nível de segurança na sociedade, a extensão dos conflitos domésticos e internacionais e o grau de militarização.

 

A paz é notoriamente difícil de definir. O IEP aborda isso tentando avaliar a “harmonia alcançada pela ausência de violência ou pelo medo da violência” em uma sociedade. Mais informações sobre a metodologia, incluindo detalhes dos 23 indicadores utilizados, podem ser encontradas na página 84 do relatório.

UM MUNDO DIVIDIDO

Em 2019, o nível médio de paz global melhorou ligeiramente em relação ao ano anterior. É a primeira vez que o nível global de paz melhora nos últimos cinco anos. A pontuação média do país aumentou 0,09%. Um total de 86 países melhorou e se tornou mais pacífico, enquanto 76 países se deterioraram e se tornaram menos pacíficos. A Islândia manteve sua posição como o país mais pacífico do mundo. É classificado como tal todos os anos desde 2008. Depois da Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca são os países mais pacíficos do mundo. No outro extremo da escala, o Afeganistão é agora o país menos pacífico do mundo, substituindo a Síria, que agora é o segundo menos pacífico. Sudão do Sul, Iêmen e Iraque compõem os países menos pacíficos restantes. Este é o primeiro ano desde o início do índice de que o Iêmen foi classificado entre os cinco primeiros.

Quatro das nove regiões do mundo se tornaram mais pacíficas em 2019. Rússia e Eurásia, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio e Norte da África se tornaram mais pacíficas. Pelo 11º ano consecutivo, a Europa continuou sendo a região geográfica mais pacífica, com 22 países se tornando mais pacíficos. Os EUA (128º) caíram pelo terceiro ano consecutivo, caindo quatro posições desde o ano passado. A África e o Oriente Médio ainda sofrem com os mesmos conflitos regionais que os atormentam desde a luta pela África no final do século XIX. Essas regiões continuam sendo as mais voláteis do mundo, apesar da melhoria geral. A Ucrânia (150), Sudão (151), Egito (136), Macedônia do Norte (65) e Ruanda (79) apresentaram as maiores melhorias na paz. Nicarágua (120), Burkina Faso (104), Zimbábue (132), Brasil (116) e Irã (139) apresentaram as maiores deteriorações.

PAÍSES MAIS PACÍFICOS DO MUNDO CLASSIFICADOS

A tabela abaixo classifica 163 dos países do mundo pela pontuação deles no Índice Global de Paz. Alguns países foram omitidos devido à falta de dados suficientes.

Clique aqui para ver a matéria completa! 😊