Verão e caminhada: 5 caminhadas para você fazer durante o verão na Irlanda


O verão irlandês não é famoso por ser quente. Porém, existem dias em que a temperatura é perfeita para atividades ao ar livre. A capital Dublin, também nome do condado onde a cidade se encontra, tem diversos pontos turísticos e belos paraísos naturais para explorar.

Uma das melhores formas de fazer isso é caminhar. Caminhadas podem ser relaxantes, prazerosas e, claro, uma forma de se exercitar. Neste artigo, você encontra cinco pontos onde é possível caminhar por orlas de praias, rios e até penhascos.

  1. Howth

Localizada a apenas 15 quilômetros do centro de Dublin, Howth é uma bela vila que oferece aos visitantes uma grande variedade de atrações. Entre os destaques, estão trilhas que levam ao topo dos cliffs da península. As rotas têm, em média, 3 quilômetros de distância, e de lá de cima é possível apreciar a belíssima paisagem.

Para quem curte a natureza, é um excelente local para se observar a diversidade de pássaros presentes na costa irlandesa. Além disso, nesse período geralmente é possível ver focas mergulhando no mar.

  1. Dalkey e Killiney

Mais uma opção localizada no litoral de Dublin e de fácil acesso pelo transporte público. Inclusive, Dalkey e Killiney são duas regiões bem nobres da capital irlandesa, sendo residência de algumas celebridades, entre elas Bono, vocalista da banda U2, e Enya.

A sugestão é começar o passeio a partir de Dalkey, de onde já é possível ter uma bela vista das montanhas de Dublin e das ilhas ao redor da costa sul da cidade.

Seguindo, você vai se deparar com a colina Killiney Hill, composta por várias trilhas e cercada de natureza. Além da paisagem de tirar o fôlego, de onde é possível avistar praticamente todo o condado de Dublin, no topo da Killiney Hill há um obelisco, datado de 1742.

  1. Canal de Dublin

Uma das belezas desse canal está no fato de que ele percorre grande parte da região sul da cidade de Dublin, onde estão vizinhanças bem agradáveis de se atravessar.

Se você começar o roteiro de caminhada em Portobello, por exemplo, na ponte Harold’s Cross, e caminhar em direção ao Grand Canal Dock, vai levar em torno de 1 hora para concluir o seu percurso.

  1. Dublin Mountains

As montanhas de Dublin são bem visíveis a partir de diversos pontos da cidade e consistem uma ótima opção de caminhada.

Todo o percurso das montanhas conta com mais de 40 quilômetros, divididos em trilhas de dificuldade fácil a moderada. Um dos pontos mais icônicos da região é o Hellfire Club, ruínas que estão localizadas a 390 metros de altura e que muitas pessoas acreditam ser um local mal assombrado, mas que, mesmo assim, atrai inúmeros visitantes.

 

  1. Bray

Essa é outra belezura que, a pesar de não estar dentro do condado de Dublin, mas em Wicklow, está localizada a poucos quilômetros do centro da capital de Irlanda e com fácil acesso pelo transporte público. A cidadezinha é uma charmosa vila à beira mar.

A sua caminhada pode começar pela praia com direção à Bray Head. Do alto da montanha, é possível desfrutar uma incrível vista da costa de Dublin e, se você der sorte, também conseguirá assistir ao mergulho de golfinhos que vez ou outra aparecem por lá.